terça-feira, 13 de maio de 2008

No que consiste o EFEITO PELTIER??

Placas de efeito Peltier, também conhecidas como pastilhas termoelétricas utilizam o efeito resfriador ou aquecedor ao se fazer passar corrente elétrica contínua por dois condutores. Com uma voltagem aplicada entre os pólos, cria-se um diferencial de temperatura entre as faces opostas da placa. Basicamente, as pastilhas são formadas por semicondutores do tipo-p e tipo-n. Esses elementos semicondutores são soldados entre duas placas cerâmicas, eletricamente em série e termicamente em paralelo.



Para se evitar superaquecimento das placas, o uso de dissipadores de calor e ventiladores é obrigatório tanto do lado quente quanto do lado frio. Para a montagem, recomenda-se o uso de pasta térmica entre a placa e o dissipador, para que se aumente a eficiência de troca térmica.

Entre as vantagens do uso dos módulos peltier, podemos destacar: é extremamente leve, possui controle de temperatura preciso, é totalmente silencioso, não há vibração, requer menos espaço físico que os ciclos por compressão e absorção e requer menos manutenção.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!
sou estudante técnico em eletrônica e no meu trabalho de conclusão quero fazer um trabalho que use tbm essa placa, gostaria de saber se vcs sabem como posso comprar, e uma média de valor por ela???

meu imail:elton.assuncao@zipmail.com.br

aguardo resposta!

abraços!