quarta-feira, 14 de maio de 2008

Demonstração Experimental Peltier

Saudações aos acompanhantes do nosso projeto!!

Na postagem anterior descrevemos um pouco mais sobre o Efeito Peltier com ênfase nas pastilhas peltiers, também conhecidas como pastilhas termoelétricas.

Devido à complexidade do funcionamento da pastilha, postaremos a seguir uma demonstração experimental bastante prática, com o intuito de aproximá-los ainda mais de nossa jornada. A prática pode ser realizada em um laboratório de sua faculdade ou colégio. Vale lembrar que a presença de um profissional orientador é primordial!

Demonstração experimental

Com duas barras de antimônio, Sb, e uma de bismuto, Bi, formam-se dois pares termoelétricos: coloca-se a barra de bismuto no meio e uma de antimônio de cada lado

As uniões A1 e A2 ficam situadas em dois globos de vidro iguais e que estão unidos por um tubo em U. Nesse tubo se coloca um líquido qualquer. Quando o ar tem igual temperatura nos dois globos, também tem a mesma pressão, e o líquido tem o mesmo nível nos dois ramos.

Depois se ligam as extremidades do antimônio aos polos de um gerador G de maneira que passe corrente no sentido indicado na figura. Observa-se então que o líquido desce no ramo esquerdo e sobe no direito. Isso porque aumentou a pressão do ar no globo esquerdo, o que indica que houve aumento de temperatura em A1; e diminuiu a pressão do ar no globo direito, o que indica que baixou temperatura em A2. É o nosso famoso Efeito Peltier!!


Nenhum comentário: